Prof. Dr. João Wagner Alencar Castro
Chefia do Depto. de Geologia e Paleontologia
Senhoras e senhores, autoridades presentes, colegas, alunos, ex-alunos, técnicos, pesquisadores e amigos do Museu Nacional. É com imensa alegria e profundo senso de responsabilidade que celebramos hoje a inauguração do novo prédio do Departamento de Geologia e Paleontologia, criado pelo Imperador Dom Pedro II em 3 de fevereiro de 1842.
Ao longo de mais de 180 anos, este departamento foi mais do que um núcleo de pesquisa, ensino e curadoria de coleções – continua sendo um farol de conhecimento, um guardião da memória da Terra e da vida que nela floresceu ao longo do tempo geológico. Desde os primeiros fósseis, minerais, sedimentos e rochas catalogadas até as mais modernas técnicas analíticas e geotecnologias aplicadas a indústria de petróleo, mineração, geotecnia, recursos hídricos, museologia, geoconservação, meio ambiente e mais recentemente as mudanças climáticas em curso.
Hoje, ao abrirmos as portas deste novo espaço, não estamos apenas entregando salas e laboratórios; estamos reafirmando um compromisso com a ciência, com a educação e com as futuras gerações. Este prédio, mesmo que provisório, simboliza um novo ciclo: de renovação, de infraestrutura moderna, de incentivo à pesquisa e de acolhimento à curiosidade científica que move estudantes, técnicos, professores e visitantes do Museu Nacional.
Quero, neste momento, agradecer a todos que tornaram esse sonho possível: a direção do Museu Nacional através do Prof. Alexander Kellner, ao diretor administrativo Wagner William, aos trabalhares de limpeza, vigilantes, TI, manutenção e os parceiros institucionais. Nossos agradecimentos se estendem ao Departamento de Geologia – UFRJ, ao DV Museu Nacional, a CPRM, a PUC – Rio e ao CETEM, aos nossos técnicos que manteve a alma deste departamento viva e aos professores que ao longo de décadas, ergueram esta casa com dedicação, formação de recursos humanos de qualidade e publicações de excelência.
Que este novo espaço seja não apenas um local de trabalho, mas uma fonte de inspiração para todos nós. Que continuemos a honrar a história da terra, preservando o passado, compreendendo o presente e formando mentes que transformarão o futuro.
Muito obrigado.